quinta-feira, 22 de outubro de 2009

MERGULHO!

Mergulho

Galera, este esporte é super radical, deixa você em contato com a natureza, com a fauna e com a flora marítimas, além de transmitir muita paz e tranqüilidade.

Qualquer pessoa pode praticar o mergulho livre ou snorkeling, independentemente de idade, sexo ou preparo físico. Não é preciso ter feito nenhum curso especializado, nem possuir nenhum tipo de certificado, carteirinha ou atestado médico para se aventurar nesses dois casos.

O snorkeling, que não é um mergulho profissional nem especializado, exige apenas alguns equipamentos simples e baratos, além de muita disposição e curiosidade para se descobrir um mundo novo.

Com a prática do mergulho, qualquer passeio pela praia, de barco, de escuna ou veleiro fica completo.

Em meio ao passeio, você aproveita para conhecer os animais marinhos e descobrir novos mundos.


Equipamentos

Para a prática de um mergulho livre ou snorkeling os equipamentos são os seguintes:

· Máscara: Deve ser confortável, ter uma boa vedação e proporcionar uma visão perfeita. Para verificar essas qualidades, coloque-a no rosto e inspire pelo nariz. Se a máscara "colar" no seu rosto é porque tem boa vedação.

· Snorkel: É aquele "tubinho" que fica preso na boca do mergulhador mirando para cima. É muito utilizado no mergulho livre e no snorkeling e serve para respirar na superfície.

· Nadadeiras: Mais conhecidas como "pés de pato", devem ser confortáveis e com a pala bem macia. Servem para dar maior propulsão ao mergulhador.

· Reguladores: São os que controlam a entrada e saída de ar. Um vai na boca do mergulhador e outro vai na saída do cilindro, controlando a quantidade de ar fornecido.

· Cilindro: São aqueles "tubos" de ar carregados nas costas. É onde fica todo o ar que o mergulhador irá usar durante o percurso.

· Colete salva-vidas: Pode ser do tipo inflável (pode ser esvaziado para se conseguir afundar um ou dois metros e inflado para se subir à superfície) ou como o utilizado em embarcações, que mantém o corpo na superfície.

· Roupas: É aconselhável o uso de roupas de neoprene quando a água estiver muito fria. Caso o sol esteja muito forte, use apenas uma sunga e uma camiseta de algodão, já que os raios solares queimam com a mesma intensidade até 20 centímetros de profundidade.


Recomendações e cuidados

· Procure não se distanciar mais do que 100 metros do barco ou da sua base de apoio. Se você afundar mais de 2 metros, poderá sentir uma leve dor de ouvido, que se tornará mais intensa à medida que a profundidade for aumentando.

· Se quiser mergulhar mais de dois metros de profundidade, procure antes fazer um curso de mergulho numa escola idônea e credenciada por uma das cinco certificadoras internacionais.

· Nunca pratique snorkeling sozinho. Procure mergulhar em grupo ou, no mínimo, em dupla para garantir a segurança na atividade.

· Procure não pegar e não apertar os animais. Também evite coletar recordações. Os animais não atacam gratuitamente. As moréias podem se sentir ameaçadas caso você esteja invadindo o território delas e te atacar. Não toque em corais, pois alguns deles podem queimar, como o coral de fogo.

· Verifique sempre a quantidade de ar que existe no tanque com o auxílio de um manômetro. Isso pode evitar que você fique sem ar no meio do percurso.

· Os grandes problemas podem acontecer caso o mergulhador não saiba manipular seu equipamento e não saiba manter o alto controle embaixo d'água.

· Abaixo do nível do mar a pressão aumenta a uma taxa constante a cada 10 metros e isso pode causar diversos efeitos no organismo. Existe o risco das chamadas doenças descompressivas, relacionadas a absorção inadequada de substâncias, como o nitrogênio, durante o mergulho.

· Respire profundamente embaixo d'água. Evite subidas rápidas e atitudes bruscas. Acima de tudo, conhecer seus limites é a chave para um mergulho seguro.


Alguns dos melhores pontos para mergulho

1. Fernando de Noronha: é um dos mais conhecidos pontos para mergulho no Brasil. Em Noronha, é também realizado o mergulho técnico, que é o mergulho acima dos padrões normais para amadores. É feito em grandes profundidades, tendo paradas para descompressão ou então uma mistura diferente de ar no cilindro. O mar permite ótimas visões nas profundidades, como peixes e rochas bem diferentes das normais, cavernas, etc. É uma ótima opção para quem já é experiente em mergulho e já fez um curso avançado.

2. Ilha Bela: é um ótimo ponto de mergulho, principalmente para aqueles que querem ver de perto algum naufrágio. Estes tem sua localização exata para os mergulhadores irem de barco até o ponto certo.

3. Laje de Santos: é conhecido como "paraíso dos mergulhadores", pois sua água é bem constante, o que atrai mergulhadores de todos os lugares. Sua visibilidade é de até 20 metros, possui grande variedade de cardumes, além da possibilidade de encontrar grandes animais marinhos como as arraias-jamantas, baleias e leões marinhos. Há ainda a presença de corais-cérebros e muitas tocas que servem de abrigo para peixes como garoupas e badejo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário